Sexto mês de gravidez

por Sílvia Cristina on maio 2, 2012

Sexo mês de gravidez

Nessa fase da gravidez que vai da 21° à 24° semana, o bebê tem a pele mais enrugada e começa a se movimentar bastante, já que está mais ativo. Adquire unhas e pêlos, e a partir daí se desenvolvem os cílios e as sobrancelhas por exemplo. As características faciais também começam a ser definidas e ele começa a aprender a engolir, e a ingerir o líquido amniótico. Desenvolvem-se o tato, a audição e o bebê passa a reconhecer os sons. Seus pulmões ainda não estão formados e , caso a criança nasça precocemente nessa fase, precisa de cuidados intensos para que sobreviva. Seus olhinhos começam a se abrir. Veja também o Quinto mês de gravidez.

Sintomas no sexto mês de gravidez

Com o aumento dos seios e do útero, a coluna se curva para frente, o que pode causar dores nas costas, devendo  ser prevenidas com exercícios físicos acompanhados por um médico. A tendência é que os enjôos desapareçam de vez. Como a criança começa a se mexer bastante podem aparecer dores nas “costelas”. A pele estica muito, e a gestante sente muita coceira. É  bastante frequente na gravidez a mulher apresentar “cistite”, seus sintomas são: vontade permanente de urinar, o que pode vir acompanhado de ardor. A cistite deve ser logo tratada para evitar problemas futuros tanto para a mãe quanto para o bebê.  Nessa fase a mulher pode desenvolver pêlos, inclusive no rosto e também um problema frequente na gravidez chamado melasmo que é o aparecimento de manchas escuras no rosto. Essas manchas tendem a desaparecer após o parto. A mulher pode ter também cãibras nas pernas e inchaços.


Sintomas emocionais no sexto mês de gravidez

Nessa fase as alterações de humor são constantes, já que  a ação hormonal está a todo vapor. A libido também tende a aumentar, e caso não haja restrição médica não há problema. A gestante pode desenvolver ansiedade sobre o futuro. A concentração se torna difícil e há muita distração.

Sexo mês de gravidez

Vigésima primeira semana

Agora a gravidez passou da metade. Faltam 19 semanas. O coraçãozinho do bebê começa a bater mais forte. Começa a aprender a deglutir, e engolir o líquido amniótico. Normalmente, ele deve estar pesando cerca de 300 gramas nessa semana.

Vigésima segunda semana

Agora o bebê começa a desenvolver o tato, já que as mãos estão ficando mais fortes. Começa a segurar o cordão umbilical. Os cílios, sobrancelhas e unhas já estão prontinhos. Ele deve estar pesando mais ou menos 430 gramas.

Vigésima terceira semana

Nessa semana o útero está a mais ou menos 5 centímetros do umbigo. O bebê já pode ouvir. É um bom momento para conversar, cantar e contar estórias para o bebê.  Os lábios estão prontos e os olhinhos também, só que ainda não possuem cor.

Vigésima quarta semana

Aqui começam a crescer os pêlos, muitas vezes indesejáveis. O bebê está engordando cada vez mais, só agora, nessa vigésima quarta semana ele deve ganhar cerca de 200 gramas. Na maioria das mulheres, começa a aparecer as temidas estrias. A visão também pode ficar sensível.

Cuidados com você e com o seu bebê no sexto mês de gravidez

É aconselhável que não coce a pele, apesar de ser muito difícil, então é muito importante uma hidratação intensa, evitando o ressecamento.  A ingestão de muita água e suco natural e evitar bebidas alcoólicas e café é importante para evitar o aparecimento da cistite. Também é bom usar calcinhas de algodão e mais folgadas. A ingestão de líquidos auxilia no funcionamento do intestino também. A mulher deve usar o filtro solar para evitar as manchas no rosto. Deve comer bastante alimentos que contenham ômega 3. Veja também o sétimo mês de gravidez

{ 2 comentários… read them below or adicionar um }

1 conceiçao junho 18, 2013 às 11:26 am

Amei!!!! tirou muitas duvidas. xero!!!!

Responder

2 regina novembro 15, 2013 às 7:52 pm

amei….sofia está chegando! completou o sexto mês…fiquei emocionada só em imaginar ela dessa forma.Que linda!

Responder

Deixe um comentário

{ 2 trackbacks }

Post anterior

Post seguinte