Quarto mês de gravidez

por Flávia Lemes on março 15, 2012

gravida de 4 meses

Chegamos ao quarto mês de gravidez, uma fase em que os sintomas da gestante começam a se modificar e o bebê fica cada vez mais próximo da sua chegada. Veja também o Terceiro mês de gravidez e fique bem informada sobre o que está se passando com o seu corpo e com o seu filho durante esta fase tão maravilhosa que é a gestação. Veja a seguir o que você precisa saber sobre o quarto mês de gravidez.

Sintomas no quarto mês de gravidez

Neste estágio a mulher já não sente mais tantas náuseas, vômitos e aquela salivação excessiva. A frequência da vontade de urinar também diminui, no entanto um outro sintoma tende a incomodar mais, o cansaço. A prisão de ventre também continua exigindo atenção especial da gestante para não se tornar um problema. Os seios continuam crescendo, mas não trazem desconfortos. Nesta fase a mulher pode sentir dores de cabeça e inchaço nos tornozelos, pés ou mãos, mas estes não são sintomas tão comuns.

Outro sintoma que acompanha a mulher no quarto mês de gravidez é a dificuldade de digestão, além da azia que pode ser um dos incômodos mais persistentes. Por outro lado, o apetite aumenta e neste ponto é necessária uma atenção especial para que a alimentação seja adequada, evitando o ganho excessivo de peso e cuidando para que aquilo que for ingerido seja saudável para que não prejudique o bebê.

A dor lombar é um sintoma muito comum entre as gestantes e a partir daí é necessário começar a se adaptar às novas formas que o corpo vai ganhando e alterações hormonais que está sofrendo. Para suavizar a dor nas costas de gravidez, procure manter a coluna o mais reta possível e evite usar saltos. Poupe-se de carregar peso e não fique muito tempo de pé. Outra dica para aliviar este desconforto é fazer caminhadas, mantendo uma boa postura, para fortalecer a musculatura lombar.


A mulher pode notar uma maior umidade vaginal, que é natural à partir desta fase. Vez ou outra é comum a eliminação de um líquido leitoso, mas se ele tiver coloração esverdeada ou mau cheiro é bom procurar o seu ginecologista.

No quarto mês de gestação a mãe pode sentir o contato mais bonito com o seu filho. Algumas mulheres, especialmente as mais magras, conseguem sentir o feto se mexer na sua barriga neste estágio. São movimentos leves, mas suficientes para causar muita emoção. Se ainda não acontecer com você, é natural, fique tranquila que logo sentirá pequenos movimentos do seu bebê.

Sintomas emocionais no quarto mês de gravidez

As variações de humor que acompanham a mulher durante a maior parte da gravidez continuam e agora você poderá perceber uma maior dificuldade de concentração. É normal que à partir do quarto mês de gravidez a futura mamãe se sinta mais dispersa, mais esquecida. Este sintoma exige maior paciência e cuidado da família, mas é importante que a gestante não se preocupe com este sinal natural, nem se cobre demais.
feto quarto mes

Décima terceira semana

Já na décima terceira semana de gravidez, os órgãos internos do seu bebê já estão em fase final de formação. A partir daí o seu fígado começa a produzir o suco gástrico e os rins também já trabalham na produção de urina, que dentro da barriga da mãe, é formada basicamente pelo líquido amniótico.

Décima quarta semana

A pele do bebê já está sendo formada e por enquanto ela é lista e transparente. Seu rosto ganha formas e ele já começa a ter soluços e a chupar o polegar.

Décima quinta semana

A partir da décima quinta semana a produção de células nervosas no bebê começa a ficar acelerada. Sua estrutura muscular e óssea vão se desenvolvendo e ele já consegue fazer alguns leves movimentos dentro do útero.

Décima sexta semana

No final deste mês de gestação, o bebê já tem entre 10 e 12 centímetros, pesando uns 200 a 220 gramas. Se você está ansiosa para descobrir qual o sexo do nenê, é melhor manter a calma, já que ainda não e possível visualisar por meio do ultrasson. Por outro lado, você já poderá exibir uma barriguinha discreta.

Cuidados com você e com o seu bebê no quarto mês de gravidez

A partir do quarto mês você e o seu filho começam a sofrer uma maior carência de cálcio, por isso é importante se alimentar de boas fontes deste nutriente. Isso ajudará na boa formação do bebê e ainda evitará as cãibras da gravidez. Outra forma de evitar estes espasmos musculares é fazendo caminhadas moderadas regularmente, já que durante a gestação é muito importante não se manter sedentária, nem praticar atividades de grande impacto.

Um outro cuidado importante é com relação às manchas cutâneas provocadas pelas modificações hormonais da gravidez. É natural que você apresente alterações na pele e também a chamada linha nigra, que é uma linha escura que passa pela barriga, indo até a região pubiana. Estas marcas normalmente desaparecem alguns meses após o parto, mas é importante que você evite a exposição direta ao sol ou se for fazê-lo, use filtro solar com alta proteção, para não agravar o problema e fazer com que você tenha mais dificuldades para se livrar das manchas depois.

Veja também o Quinto mês de gravidez.

{ 3 comentários… read them below or adicionar um }

1 gisele agosto 23, 2013 às 7:22 pm

Eu quero receber todos os momento ….obrigado…

Responder

2 SAMANTA fevereiro 10, 2014 às 10:52 am

GOSTEI MUITO DO SITE, GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES AO DECORRER DA MINHA GESTAÇÃO.

Responder

3 Flávia Lemes fevereiro 10, 2014 às 7:21 pm

Que bom que gostou Samanta! Já viu que temos o acompanhamento de gravidez mês a mês? Clicando aqui você pode ver todos os posts do acompanhamento de gravidez e aqui você vê muitas dicas para mamães! Espero que goste das dicas e que tenha uma gestação tranquila e saudável!

Beijos!

Responder

Deixe um comentário

{ 3 trackbacks }

Post anterior

Post seguinte