O Parcelamento Estudantil Privado (PEP) é um dos melhores que você pode investir para ter acesso a tão sonhada graduação. Quem não se lembra das inseguranças passadas pelo governo federal sobre a continuidade ou não do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que por causa da crise econômica acabou tendo uma diminuição na liberação de verba e muitas pessoas tiveram que adiar o seu sonho de concluir uma graduação.
Diante dessa situação de incerteza um grupo de faculdades resolveram criar uma forma dos estudantes terem como pagar pela graduação de um jeito diferente. Essa parceria rendeu o PEP, onde o estudante pode ter acesso a um parcelamento do valor da sua graduação, tendo assim a chance de concluir o ensino superior sem precisar se afundar em dívidas.
Sistema de crédito estudantil pré-aprovado
O Programa Estudantil Privado é pré-aprovado para qualquer ingressante na faculdade participante. O aluno pode escolher aderir ou não aderir no momento da matricula. Diferente da Seleção FIES que analisa a sua renda familiar e depois de várias outras análises ele aprova ou não o financiamento, o PEP simplesmente é algo pré-aprovado, que é liberado para você com mais facilidade.
Como aderir ao PEP?
Para aderir ao PEP a pessoa precisa ser aprovada no vestibular da instituição, depois ir fazer a sua matrícula no curso. No momento da matricula a pessoa vai ser informada que o seu curso possui a opção do PEP e se ela estiver disposta a aderir basta informar e assinatura do contrato será feita de imediato.
Documentos necessários para se inscrever no PEP
Para fazer a sua inscrição no PEP é necessário que a pessoa tenha os documentos de matrícula exigidos pela instituição de ensino superior, que são:
- Cópia e original de um documento com foto (RG, Carteira de habilitação, Carteira de trabalho)
- Cópia e original do CPF
- Cópia e original do certificado de conclusão de ensino médio
- Comprovante de renda, que pode ser o recibo com a descrição dos seus rendimentos, por exemplo. (documento para usar no momento de adesão do PEP)
- Cópia e original de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone no nome do aluno ou dos pais)
*Caso a pessoa more em um local alugado pode pegar o contrato de locação em conjunto com o comprovante de endereço para atestar residência. Outros documentos que comprovem dados informados no momento da inscrição do aluno podem ser solicitados.
Faculdades participantes do Parcelamento Estudantil Privado
- Grupo Anhanguera Educacional
- Fama
- Pitágoras
- Unic
- Uniderp
Se a sua faculdade não fizer parte do parcelamento estudantil privado você tem a opção de solicitar uma transferência para o local que faz parte e ver junto a secretaria dessa nova faculdade como se enquadrar no PEP.
Pré-requisitos para fazer parte do PEP
- Ser Aluno da Graduação;
- Ser Aluno do Ensino Presencial;
- Ser Aluno Ingressante do ciclo de captação;
- São elegíveis os alunos calouros
- Ter Registro Acadêmico (registrado em 2016);
Conheça todos os cursos participantes do PEP
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção
- Administração
- Ciências Contábeis
- Arquitetura e Urbanismo Noturno
- Engenharia Mecânica
- Odontologia
- Publicidade e Propaganda
- Enfermagem
- Sistemas de Informação
- Agronomia
- Nutrição
- Recursos Humanos
- Entre outros.