Melhores exercícios para diminuir barriga rápido

por Flávia Lemes on março 23, 2012

Mulher fazendo alongamento

A barriguinha é uma das maiores inimigas da beleza e principalmente da auto-estima. Mas é possível diminuí-la e ainda de quebra ganhar um corpo mais saudável, mais disposição e qualidade de vida. Praticando as atividades certas, você consegue aquela barriga que pediu a Deus. O importante é forcar nos melhores exercícios para diminuir a barriga, para que você tenha resultados mais rápidos.

Quando se fala em emagrecer, todo mundo cita logo os exercícios aeróbicos, mas nem sempre eles são as melhores opções para perder a barriga em si. É que com a atividade aeróbica você emagrece por completo, o seu corpo vai queimando as gorduras para dar a você a energia necessária para as atividades. O problema é que nem sempre a gordura acumulada na barriga é queimada primeiro. Normalmente quem pratica atividades aeróbicas começa a perceber as pernas e o rosto afinando e só depois vão sentir uma redução de gordura abdominal. A predisposição também conta bastante.

Claro que as atividades aeróbicas são excelentes para queimar gorduras e perder peso, mas se o seu foco é diminuir a barriga, o ideal é que você combine a atividade aeróbica com exercícios direcionados a redução de medidas abdominais.

Você pode praticar atividades que são fáceis e prazerosas como a caminhada, corrida ou bicicleta combinadas a estes exercícios que você vai aprender a seguir. Em pouco tempo começará a sentir sua barriga diminuindo, mas é importante praticar os exercícios regularmente e manter uma alimentação saudável.


Estes são dois tipos de abdominais, com a diferência de serem exercícios isométricos, ou seja, são concentrados na resitência e não nos movimentos do corpo. O ponto positivo é que estas atividades não exigem nenhum tipo de equipamento, você só precisa contrair os músculos e manter a posição indicada. Porém, vale lembrar que a postura correta é extremamente importante para que você não force a sua coluna. Além disso, estas atividades são contraindicadas para hipertensos.

Dentre os benefícios dos exercícios que você aprenderá a seguir, estão a melhora da postura, redução de gordura abdominal e redução de culotes (gordura lateral), fortalencendo toda a parte central do corpo e dando a você mais disposição. Acompanhe a seguir.

Prancha Frontal

1 – Deitada de bruços, apoie os cotovelos no chão deixando-os na mesma linha dos ombros.

2 – Apoie as pontas dos pés no chão, alinhando-0s com os cotovelos.

3 – Mantenha o corpo ereto e contraia o abdomen, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.

4 – Para inciantes, é bom começar apoiando também os joelhos no chão, deixando todo o corpo alinhado. Quando ganhar mais força, comece a se manter apenas nos cotovelos e ponta dos pés.

5 – Tente segurar a posição por 30 segundos. A medida que for ganhando mais resistência, vá aumentando o tempo. Faça cinco séries.

Veja a posição correta:

Prancha frontal

Prancha lateral

1 – Deitada de lado, mantenha as pernas unidas e os joelhos semiflexionados.

2 – Estenda o braço, apoiando a mão no chão. Cuide para que o seu cotovelo fique na mesma linha do ombro.

3 – Apoie a mão que estiver livre na cintura e eleve os quadris.

4 – Apenas a palma da mão e a lateral do pé deverão ficar apoiadas no chão.

5 – Caso tenha dificuldades de manter-se na posição, apoie o cotovelo no chão, ao invés de ficar na palma da mão, mas cuide para que ele fique alinhado com o ombro. A medida que for ganhando mais resistência comece a se apoiar na mão.

6 – Mantenha o corpo reto e bem alinhado.

7 – Contraia o abdomen, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.

8 – Segure a posição por cerca de 30 segundos no começo e a medida que for ficando mais resistente aumente o tempo. Repita o exercício do outro lado, fazendo cinco séries para cada lado.

Veja a posição correta:

Prancha lateral

  • Importante: Você não deve sentir dor na lombar durante ou depois dos exercícios. Se isso acontecer é sinal de que a sua postura está errada. Pare e reveja a posição para corrigí-la. Caso a dor persista, pare de fazer os exercícios

{ 8 comentários… read them below or adicionar um }

1 Pápetty janeiro 9, 2013 às 8:12 am

Gostaria de Receber Novidades sobre exercicios para bumbum e barriga . Obrigada .

Responder

2 lidiane souza fevereiro 19, 2013 às 4:32 pm

amo fazer caminhada, gostaria de saber se com 1 h por dia ajuda a perder a gordura da barriga e aumenta o bumbum e a coxa, obrigado

Responder

3 Ricardo Youssef El Joukhadar junho 30, 2013 às 9:06 pm

Lidiane,

Fazer caminhada, assim como corrida, bicicleta e elíptico, ajuda a queimar a gordura corporal como um todo. Não existe exercício para queimar gordura localizada, isso é folclore. Mas para aumentar bumbum e coxa, o caminho é a musculação. Abraço.

Responder

4 Rebeca junho 5, 2013 às 4:44 pm

então,eu ando fazendo todos os dias a noite o exercicio para o bumbum e eu irei começar a fazer esse eu não consigo fazer a prancha lateral só fazendo a frontal ajuda também???

Responder

5 RICARDO YOUSSEF EL JOUKHADAR outubro 2, 2013 às 3:54 am

Rebeca,

A Prancha Frontal atua com muita eficácia em todo o conjunto da musculatura abdominal. Esqueça por enquanto a Prancha Lateral, que você conseguirá fazer naturalmente e com muita facilidade depois de algum tempo de treino diário da Prancha Frontal. Abraço.

Responder

6 Roberto julho 23, 2013 às 10:57 am

Olar, quantos minutos e quantas vezes por semana correndo é o ideal para perde a gordura localizada na barriga ? gostaria de saber também se andar é mais eficiente em relação a correr ? achei bem interessante os exercícios . parabéns !

Responder

7 RICARDO YOUSSEF EL JOUKHADAR novembro 9, 2013 às 4:37 am

Roberto,

Receita básica sem contraindicação: caminhada moderada (5 km/h) de 40 minutos 3 x por semana. Aliada a uma dieta saudável, ajudará a emagrecer e a detonar a gordura intra-abdominal. Aos poucos, vá aumentando o tempo das sessões até 1 hora e a velocidade até 6 km/h. Podendo correr, melhor ainda, pois nesse caso o gasto calórico total será maior, e no final é o que mais importa, quando se pensa em emagrecimento. Sem contar que com a corrida a atividade metabólica do seu corpo permanecerá acelerada por algum tempo, mesmo depois de cessada a atividade. Abraço.

Responder

8 Catia outubro 1, 2014 às 11:59 am

Boa tarde, Quanto tempo e series de prancha frontal devo fazer para eliminar gordura em uma semana?
Obrigada,

Responder

Deixe um comentário

Post anterior

Post seguinte