Uma das informações mais importantes da vida de um estudante que está se candidatando para qualquer vaga nas faculdades parceiras do Programa Universidade para Todos (Prouni) é a nota de corte. Não é à toa que os alunos estão sempre em busca de todas as informações relacionadas a nota de corte para os cursos que despertam o seu interesse. Mais informações sobre Nota de Corte Prouni 2022 confira abaixo:
Nota de Corte Prouni
Antes de entender mais sobre a nota de corte do Exame Nacional do Ensino Médio, é importante saber como funciona este processo seletivo como um todo. O Prouni oferece uma grande quantidade de vagas em cursos de nível superior para aqueles alunos que não teriam condições financeiras de pagar pelas universidades privadas.
Como uma forma de selecionar os melhores alunos para ocupar as vagas nos cursos de ensino superior, e também como uma forma de distribuir as vagas de uma maneira mais honesta, uma vez que sempre existe mais candidatos do que vagas propriamente ditas. Para que os alunos possam participar do processo de seleção, eles precisam ter realizado a prova do Enem anterior.
Além disso, os estudantes acabam tendo que cumprir uma meta mínima, que são os 450 pontos que são exigidos para que os alunos possam seguir no processo. Além disso, os alunos não podem ter tirado nota zero na redação do Enem.
Como Funciona
Mas, mesmo com estes critérios mínimos de seleção, ainda existem outros critérios que permitem com que os estudantes sejam classificados de acordo com o seu desempenho para os cursos desejados. Um dos critérios é que os alunos tenham atingido a chamada nota de corte de cada curso dentro do sistema do Prouni.
O que fazer com o Resultado
O mais importante é estar preparado para um resultado Prouni de grande valor. A média da nota de corte é mais baixa que a do Sisu e apesar das poucas das poucas vagas, existe uma facilidade maior de conseguir uma bolsa em alguma universidade.
Esse “estar preparado” se refere ao fato de já ter todos os documentos em mãos até o início de janeiro. Identidade e CPF já foram usados para o cadastro no Enem. Mas a bolsa no Prouni requer outros documentos como Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, entre outros. A lista é um pouco extensa, por isso se for possível já busque quais deles você ainda não possui.