Dicas de decoração para sala

por Flávia Lemes on agosto 11, 2011

sala decorada
A sala de estar é o ambiente ideal para a descontração e descanso, onde você pode compartilhar de bom momentos com a família e receber amigos mais íntimos. Manter a sua sala aconchegante e bem organizada pode influenciar muito no seu bem-estar em momentos de relaxamento. Confira algumas dicas de decoração para sala para ajudar a criar um ambiente bonito, elegante e muito agradável.

Muitos detalhes podem acabar influenciando, o que vai permitir que você decore a sua sala de estar gastando pouco e criando um efeito maravilhoso. Você deve ter em mente os itens que mais gosta, para inserir em sua casa, a personalidade da sua família.

A combinação das cores

O primeiro item e o mais importante a ser observado é a cor que você adotará em sua decoração. Predominará a tonalidade usada nas paredes, em seguida os móveis e por último os objetos. Você deve ter muito cuidado no momento da escolha das nuances que usará, para que a sua sala fique harmonizada e não crie um efeito exagerado.


Uma dica para deixar a sua sala mais bonita é apostar em contrastes ao invés das combinações análogas. Nas paredes, uma ideia que vem dando muito certo é fazer uma parede de cor mais forte e nas outras usar uma que seja mais suave.  Aposte em cores alegres e use as mais neutras como o bege apenas para equilibrar.

A cor dos móveis vai de acordo com as paredes. Deixe para intensificar em apenas um setor. Se tiver crianças em casa, escolha estofados em cores escuras. Para garantir maior durabilidade, aposte no couro sintético.

Para deixar sua sala mais leve e cheia de vida, use objetos e almofadas em cores alegres e até mesmo estampadas.

A combinação dos móveis

Os móveis também devem estar em harmonia. Isso não quer dizer que você deva escolher tudo combinadinho, o efeito não fica nada bonito se você usar os móveis, acessórios, parede, tapete e tudo o que você acrescentar na sua sala de estar na mesma cor e até o mesmo design. No entanto, os itens não podem estar completamente desconexos, eles precisam conversar entre si, mas cada um com as suas características.

Se você aprecia a cromoterapia, pode escolher as cores à seu favor, combinando as tonalidades que possam atrair boas energias para o seu lar.

O aproveitamento do espaço

Se a sala a ser decorada for pequena, a dica é que você priorize apenas o básico na mobília e acessórios. Aposte em cores mais claras, especialmente nas paredes e no sofá, já que elas trazem uma sensação maior de espaço. Dê muita atenção também a distribuição dos móveis e objetos para ganhar uma visão mais aberta. Usar espelhos também podem ser um excelente truque para oferecer uma impressão de extensão.

Já no caso de poder contar com uma área mais ampla, fique livre para usar tapetes, que trazem muita elegância a sala de estar e os móveis decorativos que desejar.

Os itens decorativos

A decoração em si pode ser feita de muitas formas, desde os itens fundamentais como os móveis e as paredes, e se complementar com objetos especiais. Além de pensar nas cores, tecidos e materiais que usará, você também pode se dedicar a escolher quadros e pequenas esculturas para personalizar a sala. Aposte em jogos de luz, cuidando sempre para não ficar muito iluminado ou escuro. Detalhes com vidro, espelhos ou metal criam uma leveza e elegância no ambiente.

Capriche na escolha das cortinas e do sofá, eles farão toda a diferença na sua decoração.

Personalizando o ambiente

Nada melhor do que estar em um lugar onde você se sinta bem. Para dar o seu toque especial, coloque itens que remetam às suas paixões. Se você ama música por exemplo, existem muitos instrumentos musicais que ficam lindos na decoração. Para os amantes de uma boa leitura, estantes com livros valorizam muito a sala de estar. Quem é apaixonado por vegetais e pela natureza pode adicionar plantas diversas em sua decoração.
dicas de decoração de saladicas de decoração de saladicas de decoração de salasalas decoradassala decoradadicas de decoração de sala

{ 2 comentários… read them below or adicionar um }

1 ingred agosto 26, 2011 às 3:06 pm

adorei as dicas! preciso de uma ideia para deixar a minha sala bem bonita sem gasta muito. a minha sala é assim, tem a porta, lado esquerdo fica a estante de cor escura e do lado direito ficar o sofa simples. mas a minha sala tem um balcao dividindo a sala da cozinha.

Responder

2 regina fevereiro 16, 2012 às 9:05 am

essas decorações “simples” fogem da realidade da maioria dos brasileiros postem imagens que realmente se identifiquem com a realidade da maioria.

Responder

Deixe um comentário

{ 1 trackback }

Post anterior

Post seguinte