Dicas de decoração de casa simples e barata

por Flávia Lemes on novembro 15, 2011

Todo mundo gosta de viver em uma casa bonita e aconchegante. Quando o lugar em que moramos está em ordem, sentimos mais prazer em receber convidados e o ambiente fica mais agradável. É possível decorar a casa sem gastar muito, deixando-a com um aspecto mais sofisticado e bonito, mesmo que a proposta seja mais simples. Para que a sua decoração tenha um bom resultado final, é importante ter paciência na hora de comprar os objetos e até mesmo os móveis, se a sua casa ainda não estiver mobiliada ou você pretenda dar uma renovada.

Caso você vá manter móveis antigos, uma dica é mudar alguns detalhes, para que eles entrem em harmonia com o tema da sua decoração. Você pode por exemplo mudar a cor dos móveis, trocar as capas das almofadas e do sofá e os itens de lugar para que o ambiente ganhe mais equilíbrio. A sua criatividade e bom gosto vão contar bastante para que a casa fique linda e tenha a ver com o seu estilo e personalidade (além das pessoas que moram com você).


Vale destacar que o excesso de informação no ambiente pode ficar confuso e deixar um aspecto mal planejado. Menos é mais, portanto, procure não deixar muitos itens expostos. Aposte em uma temática mais clean, sem muitas coisas, para que você possa contar com a liberdade de usar mais cores e estampas em sua decoração.

Organize-se antes de comprar tudo para a sua casa. Pesquise nas lojas, faça um orçamento, veja o que pode combinar e o que não vai ficar legal, além de avaliar o que vai caber no seu bolso. Veja algumas dicas de decoração simples e barata para cada um dos cômodos da sua casa:

A decoração da sala

Dicas de decoração para a sala

A sala é um dos ambientes mais importantes da casa quando o assunto é decoração. É neste cômodo que normalmente a família e os amigos se reúnem, portanto deve estar aconchegante e se possível com um aspecto moderno. Para dar um toque a mais de charme, você pode pintar uma das paredes da sala com uma cor diferente das outras, geralmente usando um tom um pouco mais forte. Se quiser, pode usar papéis e tecidos específicos para parede ou tintas texturizadas, também fica lindo. Objetos modernos e de bom gosto deixam o ambiente cheio de personalidade e com um aspecto muito original, no entanto cuidado com os excessos.

Na hora de escolher as cores, tenha muita atenção. Ambientes pequenos exigem cores mais suaves nas paredes e mobília. Elas vão ampliar o espaço e não deixarão a sua sala “sufocada”. A dica é escolher tonalidades mais frescas e apostar em uma única cor na decoração. O charme e a alegria podem ficar por conta dos objetos decorativos, que ganham a liberdade de aparecerem coloridos ou estampados (capriche nas almofadas). Valorize também na luz natural o quanto for possível, usando cortinas leves, que de preferência fiquem abertas durante o dia.

Se a sala for grande, podem ser usadas cores mais alegres, desde que elas combinem com o resto da decoração. Cuidado com o exagero em cores, elas deixam sua sala com um ar bagunçado e se estiverem em desacordo, o efeito não é nada legal. (Veja mais em Dicas de decoração para a sala)

Cozinha organizada e bonita

Cozinha branca e verde decoração simples

A cozinha pede cores mais frescas e suaves, que trazem a sensação de limpeza e alegria ao ambiente. Aposte na iluminação natural e tome bastante cuidado com a organização dos móveis e eletrodomésticos. Evite deixar muita coisa exposta, procure guardar em armários o máximo de objetos que você puder. Os acessórios também podem estar combinados com os móveis, fica bem legal. A cor da mobília deve ser igual ou mais clara do que a das paredes, para que o espaço seja ampliado. Muitos móveis para a cozinha trazem detalhes em cores alegres, como o verde, violeta, laranja, o que dá um efeito mais descontraído e convidativo. Você pode colocar alguns (poucos) azulejos em uma cor viva nas paredes, acompanhando a idéia dos móveis.

Banheiro personalizado e alegre

Decoração simples e colorida para banheiro

No banheiro você conta com a liberdade de fazer uma decoração mais divertida. Os acessórios podem ser coloridos, com desenhos ou temática como sapos e ideogramas japoneses. Procure os kits, que vão seguir a mesma idéia e deixar o seu banheiro cheio de estilo. Para uma decoração mais moderna e elegante, você pode usar vasos com flores artificiais em alguns cantos e apostar em cores que estejam de acordo com as suas flores na decoração. Uma dica é ter jogos diferentes para o banheiro, assim ele terá uma cara nova a cada vez que os objetos e acessórios estiverem lavando.

Quarto tranquilo e aconchegante

Quarto com decoração suave

No quarto a decoração precisa ser mais leve e aconchegante. As cores devem ser suaves e transmitir tranquilidade, para que inclusive ajudem no sono. Use cortinas claras e edredons com estampas delicadas. Você pode também criar alguns contrastes entre a cama e as janelas, usando cores diferentes, mas que combinem entre si.

Os murais de fotos, porta-retratos, vasos com flores, abajures e objetos decorativos em geral podem trazer mais alegria ao ambiente, mas evite usar muitos itens em sua decoração para não pesar.

Dicas gerais de decoração de casas

  • Aposte em objetos decorativos artesanais, garantindo a você peças exclusivas e uma boa economia no orçamento final da decoração.
  • Tenha sempre muita atenção para o equilíbrio do ambiente. Se você for suave demais o cômodo pode ficar triste e se usar muitas cores, objetos e estampas, o efeito final vai ser bagunçado e sufocado. Preze pela hamornia.
  • A decoração com flores pode ser usada em quase todos os ambientes da casa, portanto capriche na escolha dos vasos.
  • Pesquise antes de comprar os seus objetos decorativos. Procure as ofertas da internet, vá até as lojas, pergunte, anote os preços e calcule. Ao final você conseguirá fazer bons negócios e deixar a sua casa linda. Se a loja possuir vários itens semelhantes que podem ser usados no mesmo cômodo, invista neles.
  • Em ambientes pequenos, aposte nos objetos com materiais transparentes, que refletem a luz e dão uma idéia de espaço.
  • Dê total atenção ao lugar onde você coloca os seus móveis e objetos, para que não atrapalhem a passagem e fiquem bonitos, de forma que possam ser notados.

{ 0 comentários… adicionar um agora }

Deixe um comentário

Post anterior

Post seguinte