Benefícios do quiabo

por Sílvia Cristina on julho 10, 2012

Quiabo

O quiabo faz parte da família das malváceas, “parente” do cacau. Tem a forma de cápsulas e possui uma espécie de gominha com viscosa. Ao comprar o quiabo, deve dar preferência para os mais firmes, sem manchas e com tamanho aproximado de até 12 cm. É muito rico em vitaminas e sais minerais, seus benefícios são enormes.

Benefícios que o quiabo traz à saúde

O quiabo é rico em vitaminas A, C e vitaminas do complexo B. Também traz bastante em cálcio, fibras, proteínas e cobre. A maior parte da vitamina C é perdida quando levada ao fogo. A vitamina A auxilia na visão e é boa para a pele. Também é bom para mucosas em geral. Ajuda no crescimento, por conta das vitaminas do complexo B. É indicado até para verminoses e disenterias e contribui com o funcionamento intestinal. É um laxante natural e é um alimento facilmente digerido, além de ter poucas calorias, cada 100g possui apenas 30 calorias. É bom ainda para inflamações e irritações do estômago.

Dicas para maior conservação do quiabo

Para que o quiabo tenha uma duração maior, é aconselhável guarda-lo seco num saco plástico bem fechado na parte de baixo da geladeira. Feito isso ele tende a durar mais tempo, cerca de uma semana.

Mas, e aquela “babinha”?

A maioria das pessoas rejeita o quiabo por causa daquela goma que ele tem, mas ela também é nutritiva. Há estudos de que ela possa baixar os níveis de colesterol e diabetes no sangue. Mas há uma maneira de tirar a “babinha” do quiabo. Basta, durante o preparo pingar umas gotinhas de limão ou vinagre. 

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