Benefícios do leite de soja

por Flávia Lemes on janeiro 19, 2012

Mulher leite de soja
O leite de soja é uma bebida de origem vegetal, que é uma excelente alternativa em relação ao leite de vaca, que por sua vez traz mais gorduras pelo fato de ter origem animal, apesar de ser muito saudável. Este leite é feito a partir dos grãos de soja, sendo rico em proteínas e livre de colesterol. Os benefícios do leite de soja são muitos, fazendo desta bebida um sinônimo de saúde e qualidade de vida.

Este tipo de leite é de fácil digestão e não contém lactose, o açúcar natural do leite, que pode causar intolerância em algumas pessoas. Estudos com mulheres asiáticas apontam que aquelas que consomem regularmente o leite de soja por um longo período de tempo, tem menos chances de desenvolver a osteoporose e doenças cardiovasculares na menopausa, fase em que ficam mais propensas a tais problemas.


Durante o preparo do leite de soja, são destruídas as toxinas presentes no grão, que impedem a absorção dos nutrientes. O Brasil é um país rico em soja, mas infelizmente o seu consumo é praticamente restrito ao óleo do grão, muito usado no preparo de alimentos. O problema é que os produtos feitos à base deste alimento podem acabar tendo um preço mais elevado, por exigirem cuidados especiais em seu preparo.

O leite de soja pode ser produzido em casa, usando os utensílios domésticos ou por meio de um aparelho específico, chamado de vaca mecânica. O queijo fabricado por meio do leite de soja é chamado de tofu. Este leite pode ser consumido ao natural ou em versões saborizadas, como chocolate, uva, morango, baunilha, entre outras opções. A vantagem de consumir o leite de soja produzido em casa é a isenção de aditivos.

Como fazer leite de soja caseiro

  • 100g de grãos de soja (amarela ou branca)
  • Água filtrada

Lave os grãos de soja e deixe de molho em água por aproximadamente 12 horas, trocando a água duas ou três vezes. Após este tempo, descarte a água e triture a soja até virar uma pasta. Ferva 1 litro de água e junte à soja, deixando que a mistura ferva por cerca de meia hora. Após esfriar, basta coar em coador e depois em pano de prato. O leite de soja pode ser adoçado com mel, açúcar cristal, açúcar mascavo, chocolate, canela, baunilha ou o sabor que preferir. Agite ou misture com colher antes de beber para ficar homogêneo.

 

{ 2 comentários… read them below or adicionar um }

1 SUELI STUTZ PEREIRA janeiro 20, 2012 às 4:52 pm

gostei da receita ,mas o bagaço pode ser aproveitavel?

Responder

2 Monize janeiro 24, 2012 às 1:25 am

Juro que qnd vi a foto do post saí correndo pra cozinha tomar um copo de Ades!! Me deu mta vontade! hahaha
Beeijos

Responder

Deixe um comentário

Post anterior

Post seguinte