Alimentos que baixam o colesterol

por Flávia Lemes on março 13, 2012

mulher tomando suco

Como baixar o colesterol e evitar doenças cardíacas

O colesterol alto é um problema que afeta muitos brasileiros, especialmente por conta das carnes, muito presentes em nossa alimentação. Hoje em dia o controle do colesterol já faz parte da rotina de muitas pessoas, mesmo aquelas que tem os seus níveis equilibrados, já que o ideal é sempre prevenir. Entenda melhor sobre o problema e conheça os alimentos que baixam o colesterol e aqueles que aumentam o HDL (mau colesterol)

O que é colesterol?

Para entender melhor sobre como isso funciona no organismo, primeiro é preciso saber que existem dois tipos de lipoproteínas no nosso corpo, o LDL, que é conhecido como mau colesterol e o HDL, que é o bom colesterol. O LDL tem baixos níveis protéicos e pode causar placas de coagulação nas artérias que levam o sangue ao coração. O sangue que chega ao coração transporta oxigênio para o órgão e se a sua passagem estiver comprometida por conta de um entupimento na artéria e seu coração não receber a quantidade de sangue necessária, você pode sentir dores no peito. Quando uma parte do coração não recebe nenhuma quantidade de sangue, o indivíduo sofre um ataque do coração.

O HDL, o colesterol do bem, trabalha fazendo uma limpeza em suas artérias para retirar o LDL e ajudar a proteger o seu coração. Mas seus níveis também precisam ser controlados, para que não acabe se tornando maléfico.

Por este motivo é tão importante controlar a alimentação e evitar as gorduras excessivas. Para ajudar você a proteger seu coração, selecionamos alguns alimentos que ajudam a baixar o mau colesterol evitar as doenças cardíacas.

Alimentos que elevam o mau colesterol

Os alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans elevam os níveis do mau colesterol e podem afetar o seu coração. Para se manter saudável, evite alimentos gordurosos, frituras, carnes vermelhas, aves com pele, manteiga ou margarina, maionese, requeijão comum, leite e iogurte integrais, queijos, doces, entre outros alimentos que contenham elevado teor de gordura.

Alimentos que baixam o mau colesterol

Não são só vilões que existem em nossa alimentação, já que podemos contar com muitas opções também para baixar o mau colesterol e elevar o bom colesterol, deixando o organismo equilibrado. Veja algumas opções deliciosas para você fazer as substituições.

Abacate – O abacate é rico em gorduras boas (gorduras monoinssaturadas), que elevam os níveis de HDL. Mas não pode exagerar porque a fruta também é bastante calórica.

Aveia – A aveia é uma importante fonte de fibras solúveis, que além de beneficiarem várias funções do corpo, também impedem o colesterol de chegar à corrente sanguínea.

Azeite de oliva -  Dentre os óleos vegetais, o azeite de oliva é uma das opções mais saudáveis. Ele pode ser usado para substituir o óleo de soja, já que a presença dos ácidos graxos monoinssaturados ajudam a elevar os níveis de HLD no sangue e não aumentam o LDL. Vale lembrar que qualquer óleo vegetal deve ser usado com moderação para não se tornar prejudicial à sua saúde.

Feijão – Já muito presente na mesa do brasileiro, o feijão também é muito importante para ajudar na remoção do colesterol ruim do corpo, por conter fibras solúveis. Só não vale cozinhar com bacon ou linguiça hein!

Frutas cítricas – As frutas ricas em vitamina C ajudam a reforçar a parede das artérias. Além disso, a vitamina também combate a formação das placas de gordura, que acabam provocando o entupimento das artérias. Para ficar mais gostoso, faça saladas de frutas com aveia ou sucos com pouco açúcar (ou nada de açúcar).

Linhaça – A linhaça ajuda a reequilibrar o corpo, aumentando os níveis de colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim, para você ficar muito mais saudável. Veja também outros benefícios da linhaça para a sua saúde.

Suco de uva – O suco de uva natural, feito com a casca da fruta, contém uma substância importante para o coração, o reservatrol. Ela ajuda a controlar o colesterol e ainda tem efeitos antioxidantes, retardando o envelhecimento.

Tomate, melancia e goiaba – O que o tomate, a melancia e a goiaba tem em comum? O licopeno, responsável pela coloração avermelhada. Esta substância ajuda a eliminar o LDL do sangue e ainda tem ação antioxidante. Além disso, estes alimentos ajudam  diminuir o ácido úrico e triglicéridos. O tomate fica ainda mais saudável se for consumido em forma de molho, com pouco óleo e sem a adição de extrato de tomate.

Alimentos que você pode comer sem se preocupar

Alguns alimentos não ajudam a controlar o colesterol e nem elevam as suas taxas, ou seja, eles simplesmente não interferem no seu controle do colesterol e podem ser excelentes alternativas para substituições, como por exemplo o leite e iogurte desnatados, requeijão light, queijo branco, pão integral, bolacha de água e sal, frango grelhado sem pele e peito de peru. E para quem ama sorvetes, que tal optar pelas opções de frutas?

Vale lembrar que é importante comer com moderação e manter um bom peso para controlar o colesterol. Além disso, a atividade física regular é extremamente importante para evitar problemas cardíacos.

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